22/05/2014

Montreal - dia 02

Agosto de 2009



Esse foi nosso primeiro dia inteiro em Montreal, já que no anterior chegamos de Quebec e aproveitamos o carro para fazer os passeios mais afastados como o Biodome, Park Olimpique e Oratoire St Joseph. 

Aqui cabe uma observação. Hospedar numa cidade grande, como Montreal, depende muito do seu gosto pessoal e do que pretende fazer. 

No Quartier Latin você encontra as ruas mais históricas, muita movimentação de turista e a proximidade. Eu fiz a escolha dessa área porque, como estaria sem carro na cidade e com minha mãe, minha intenção não era badalar demais pela noite. Queríamos um local que fosse fácil de circular.

Quem prefere mais agito noturno, melhor ficar nas proximidades da Rue Crescent, que tem bares, boites e restaurantes.

A Saint Catherine é a rua com maior número de comércio e bem movimentada também.

Na Boulevard St. Lawrent é uma rua com muitos restaurantes e lugares mais alternativos.

Outra questão é a estação do ano. No inverno faz muito frio em Montreal. E a cidade possui uma gigantesca cidade subterranea. Essa cidade subterranea, nada mais é do que um incrível rede de metro que liga algumas praças assemelhadas a praças de alimentação de shoppings. Ligam também algumas faculdades, cinemas e alguns dos melhores hotéis da cidade, e também grandes Shoppings. Isso pode trazer um grande conforto nos dias de muita neve e frio. Caso você se hospede em algum desses hotéis (como o Hilton Bonaventure ou o Fairmont), você poderá, ao menos no dia de compras, sair sem nenhum casaco! ALém da experiência interessante.

Mas, com tudo isso, o principal é que você fique próximo a alguma estação de metro. Tendo isso você se desloca dia e noite para qualquer lugar.

Voltando ao dia, como estávamos hospedadas no Quartier Latin, saímos para andar pelo Quartier Latin. Primeiro seguimos pela deliciosa Rue St Paul. Essa rua é pequena e charmosa, repleta de lojinhas e galerias de arte. Uma delicia andar por ali.




Chegamos então à Place Jacques Cartier que é o coração do Quartier Latin. É uma praça inclinada, que chega no porto de Montreal. É rodeada de restaurantes, todos bem turísticos.



Acima da praça está a Prefeitura da cidade, que é uma belíssima construção que domina a paisagem.




Seguindo a rua em direção a parte alta, passando para a parte de trás da Prefeitura, você consegue enxergar boa parte da cidade, através de uma belo mirante.




Saindo dali seguimos direto para a Igreja mais famosa da cidade, que é a Notre Dame du Montreal. Há uma entrada de $2 para entrar, mas que vale a pena. A Igreja é muito bonita e possui um vitral azul atrás do altar, que faz você se sentir olhando o céu (e eu não sou muito religiosa). Minha mãe até se emocionou.





Minha mãe jura que teve uma experiência de outra vida quando viu a Igreja. Não sabe explicar de onde veio toda essa emoção. Foi algo que a beleza da Igreja trouxe. 

E, para amenizar toda essa emoção, levei-a até uma lojinha que é o paraíso dos amantes de decoração de natal. A loja se chama Noel Eternel (461, rue Saint-Sulpice) e tem coisas lindérrimas! E para todos os bolsos. Para quem é colecionar daquelas casinhas de porcelana, com luzinhas dentro (Department 56) é o paraíso!! Para quem não coleciona, vale a pena ir ver!!




Pronto....animação retornou!!

Continuando em frente, passamos por recantos apaixonantes...




A noite optamos por jantar em um restaurante que vi indicado em um programa de TV , chamado Maison Pierre du Calvet (Rue Bonsecours, 405), em Vieux Montreal. O local parece um castelo, com uma decoração muito grandiosa e especial. Muita madeira e detalhes, música suave. É um programa entre o chique e o romântico. O preço é elevado, mas nada proibitivo se comparado aos restaurantes caros do eixo RJ-SP. 













Enfim, valeu cada centavo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário