03/09/2014

Roma - o que fazer

Roma é uma cidade com extraordinária riqueza histórica.

1) COLISEU: É lindo! É enorme! É famoso! É histórico! E é a cara de Roma e da Itália. Vale  a pena entrar e andar por lá e ver as explicações de como se transformava de arena em grande lago. Impressionante! Foi construído na Roma Antiga (79 d.C.) e recebeu o nome de Coliseu em razão de uma colossau estátua de Nero que havia ali na época. Foi usado como entretenimento por cerca de 400 anos, perdendo destaque com a queda do Império Romano em 476 d.C. Mas há registros de uso no início da Idade Média. Construído para ser uma arena de entretenimento (dar ao povo pão e circo), na Idade Média foi usado para habitação, como local de trabalhos e de ordem religiosa.

Durante o uso na Roma Antiga, era usado como arena de jogos que chegavam a durar 100 dias. Nesses jogos ocorriam combates de gladiadores, lutas de animais (leões, leopardos e panteras, além de rinocerontes, hipopótamos, elefantes, girafas, crocodilos e avestruzes, a maioria importados da África). 

Mas o mais incrível e que pouca gente sabe, é o impressionante uso do Coliseu para batalhas navais! Uma enorme quantidade de água era trazida através de longos aquedutos, e seguiam para os dutos subterraneos do Coliseu. Assim, em cerca de apenas 4 horas, toda a arena era inundada, permitindo que navios ali entrassem e iniciassem uma verdadeira batalha. O que também poucos sabem é que essas batalhas eram muito mais fatais do que as batalhas dos gladiadores e caças. Muitos homens morreram até mesmo afogados, já que poucos na população sabiam nadar.

E a grandeza não terminava aí. As caças ou representações ocorridas ali, eram de uma grandeza de detalhes impressionante. Engenheiros, aruitetos e artistas, trabalhavam duro para plantar e com isso levarem selvas inteiras para a arena do coliseu, onde, levados também os animais, criava-se a atmosfera perfeita e idêntica ao país origem desses animais, tornando a caça muito mais realista.

Espetáculos de mitologia também eram realizados com a mesma riqueza de encenação. Mas, assim como em todos os "shows" oferecidos, a realidade era tamanha que, os mortos eram realmente mortos. Sejam gladiadores, sejam prisioneiros condenados, todos faziam parte, independentemente de sua vontade, do espetáculo para o povo. Nas peças mitológicas, os homens eram mortos como martirs ou heróis, se assim era para ser segundo a história.

Em 2007 foi eleita uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Mas, infelizmente suas estruturas apresentam cansaço e começaram a ruir em 2011. Vários especialistas foram enviados e descobriram que o prédio monumental está ruindo em um dos lados, tomando como a Torre de Pisa. Assim, num enorme esforço de recuperação, em 2012 foi iniciada uma grande reforma que deve durar cerca de 36 meses. Além de acertar suas estruturas, será construído um anexo com serviços.  Para sorte dos turistas, a visitação não será interrompida durante as obras.

Coliseu no fim da tarde



2) FORUM ROMANO (e PALATINO): é uma espécie de área cercada bem grande, onde você tem a chance de ir caminhando e vendo as ruínas de algumas das maiores construções da época do Império Romano. O Império Romano foi o mais importante império da história da civilização ocidental. Então, ver os resquícios disso é emocionante, pra dizer o mínimo. Pelo caminho há uma boa vista do Coliseu também.

Além de diversas construções até mais impressionantes, me chamou atenção o Templo das Vestais, pelo significado do lugar. As Vestais eram meninas escolhidas quando tinham de 6 a 10 anos (ou seja, não dependia de suas vontades), todas perfeitas e bonitas, para serem guardiães do Fogo da Deusa Vesta. Isso era visto como função sagrada. Eram 6 virgens vestais. Elas tinham que servir ao Templo durante 30 anos, e deviam manter a castidade. Depois eram liberadas para casar. Mas aos 36 ou 40 anos na época?? Aquela que caiam em tentação e perdiam a castidade (e tem vários casos relatados) eram punidas com a decapitação ou sendo enterradas vivas!!
Forum Romano


CIRCO MÀXIMO: outra ruína de Roma. Foi construída ainda antes do Coliseu e era então o local de grandes espetáculos. Ali haviam jogos e corridas de bigas, entre outras atividade de entretenimento. É de graça, de forma que você pode caminhar ali dentro para sentir a grandeza do local. 

Circo Maximo

FONTANA DE TREVI 

As fontes de Roma são todas construídas em finais de imensos aquedutos que traziam água de mais de 22 km de distância de Roma! Isso muito antes de Cristo. As fontes então, eram uma forma bastante estilosa (bota estilo nisso!) e deixar a água a disposição da população. A Fontana é enorme e linda demais! Reza a lenda que é preciso jogar uma moeda, de costas, para dar sorte. Na dúvida, vire de costas pra Fonte e mande uma moedinha para lá....rsrs...que mal há?

Fontana di Trevi


VATICANO – BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Vaticano é um país independente (sim, é um Estado independente), mas é difícil não vê-lo como parte de Roma. A Basílica foi a maior construção de sua época e é realmente impressionante! Ir a Roma e não ir lá, é até sacrilégio. Já ver o Papa...depende do gosto de cada um, além de alguma sorte de estar lá em dia de Missa do Papa.

Tem um dia na semana que ele faz uma missa na praça e tal. O problema é que a praça fica entupida, e você mal vê o dito cujo.

Mas enfim, além de ver ou não o Papa, tem a Basílica em si (Igreja), a subida na cúpula, e também a visitação interna (Capela Sistina). Adorei todos. 

A Basílica é muito rica e não dá para ir lá e não vê-la. O passeio para a Cúpula é bem cansativo, com centenas de degraus, mas é bom para queimar um pouco das massas da Itália. Achei a subida em si até mais divertida do que a vista. Mas a vista é linda também. Mas a subida tem locais em que se anda de forma inclinada por conta do arredondado da cúpula. Achei bem divertido.

Basílica de San Pietro
Mas o melhor de tudo é visitação da Capela Sistina (o único senão é que não pode bater foto lá, e nem mesmo filmar ou mesmo conversar. Ficam uns padres lá dentro mandando todos fazer silêncio para não perturbar a paz do local, pode?). Mas todo o palacete por dentro é lindo. Fiquei enlouquecida com as bibliotecas do Vaticano. Os tetos, paredes, enfim, tudo lindo de morrer!

Interior do Vaticano
Vaticano tem somente um senão....AS FILAS!! Me falaram para chegar cedo e cheguei, ainda antes de abrir. A fila era monstruosa...tipo, algumas horas ali!! Uma loucura! Eu estava já amaldiçoando o Papa! A sorte é que tava cheio de brazuca na fila e fomos nos divertindo trocando histórias e dicas de viagem.Tanto para Basílica quanto para a Capela Sistina (é outra fila monstra e não tem todo dia).

A Capela Sistina é um dos maiores tesouros do período da renascença italiana, pintada por Rafael, Berini e outros, sendo que Michelangelo colocou ali todo o seu talento. É realmente linda! Além disso, é ali que os Papas se reúnem para aquele conclave de escolha do novo Papa (habemos papa).
  
Capela Sistina

CASTELO SANT' ANGELO

Fica ao lado do Vaticano. É um Museu e é também muito interessante de visitar. Foi construído como um Mausoléu, mas depois tomou fins militares, como uma importante Fortaleza para os Papas. Reza a lenda que era por ali o plano de fuga dos Papas, caso necessário fosse. Do Castelos há lindas vistas do Rio Tigre e também da Basílica.
Castelo Sant'Angelo

LA BOCA DELA VERITÁ (A BOCA DA VERDADE)

Estava no meu caminho, portanto dei de cara com ela sem procurar. É uma pedra com a tal cara esculpida, com um buraco no lugar da boca. Desde a Idade Média se acreditava que que falasse mentira com a mão na boca, seria mordido. Caba sendo divertido tirar fotos ali, fingindo ser mordido e outras coisas que todo turista faz. Façam também! Faz parte!! Mas cuidado...vai que morde mesmo!!! Rsrs

Confesso que fiquei com um certo nojinho daquela boca em que todos colocam a mão desde a idade média, mas coloquei só um pouquinho da mão.

Boca della Veritá

PIAZZA NAVONA

Minha praça predileta em Roma. É linda, é colorida (naquele tom avermelhado, típico italiano). É cheia de cafés. Tem a Embaixada Brasileira. As ruas em volta são fofas. Adorei ali e fiquei horas curtindo num café o entardecer, inclusive vi um por do sol primoroso!! Fica lotada dia e noite! É enorme e muito imponente. O nome vem de “grande navio” em razão de sua forma gigantesca e ovalada. Foi construída como um palco de espetáculos (como corrida de cavalos) para 20.000 espectadores sentados! Virou praça apenas no século XV. Ou seja, bem moderninha..rsrs.

Piazza Navona

É muito indicado ali, comer um doce feito com sorvete, chamado Tres Scallini. Fui obrigada a comprovar e a...hummm...traz um para mim, assim eu tento dar nova opinião!! Rsrs

Tres Scallini

A praça possui três fontes (chafariz) muito importantes. Seriam: a Fonte Netuno (rei das águas), Fontana Del Morro (fonte do mouro) e a mais importante Fontana dei quatro filme (Fonte dos 4 rios). Uma das mais importantes esculturas de Bernini (um dos mais importantes da Itália e do período Barroco) e representa os 4 principais continentes do Mundo na época, cortado pelos 4 grandes Rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia; Rio da Prata, na América; e finalmente o Rio Tigres, na Europa.


Pantheon: dedicado às divindades é uma das estruturas greco-romanas que se encontra em melhor estado de conservação. Muitos importantes estão ali enterrados. É muito interessante e merece ser visitado. Fica com uma bonita iluminação à noite. Como em frente à ele existem alguns bons Cafés, uma boa pedida é chegar no fim da tarde, visitar por dentro e relaxar com um bom vinho em frente ao Pantheon. Assim que as luzes se acederem e o céu tomar aquela cor azul escura, garanta lindas fotos!

Pantheon
PIAZZA DE SPAGNA

É uma praça, sempre lotada, com muitos cafés embaixo. É um local agradável. As escadas para subir (135 degraus) para Igreja ficam lotadas de gente comendo, bêbedo e descansando. A Igreja em si, é bonita, mas nada que chame muita atenção (na minha humilde opinião). O que vale mesmo é o grande burburinho do local, animação e o movimento. 

Piazza di Spagna

Embaixo da escadaria tem uma Fonte chamada Fontana della Barcaccia (tb de Bernini) que representa um navio afundando. As águas da fonte são do mesmo aqueduto da Fontana de Trevi.

Saindo da Praça, tem uma ruazinha chama Via dei Condotti que é bem antiga e histórica. Ali tem um café chamado Café Greco, que é muito famoso e histórico. Foi fundado no séc XVIII !!! Os preços até que são bens razoáveis para um lugar tão famoso. Fiquei no 2º andar e com isso filei uma boa vista da escadaria da Piazza di Spagna.

Caffe Greco


BASÍLICA DE SANTA MARIA MAGGIORE

Imensa Basílica dedicada à Virgem Maria. Foi construída em 440 d.C. è linda por dentro e por fora. Interior detalhadamente decorado. 

Basilica Santa Maria Maggiore



TERMAS CARACALAS

Adorei o local. São as ruínas de uma das maiores termas romanas. Calma que Termas, lá, é um local para se tomar banhos quentes. Só! (muito embora os romanos fossem tão promíscuos, que acho bem provável que as termas tivessem o mesmo uso atual...talvez daí o nome que usamos. Mas isso é achismo meu).

Pela história, as termas romanas eram grandes construções feitas para os banhos públicos, seja para higiene, seja para uso medicinal. Em geral as manhãs era reservadas para as mulheres e as tardes para os homens.

Termas Caracala

O legal é que tem vários resquícios dos pisos das enormes salas de banho, que dá para imaginar como deveria ser grandiosa na época.

Como imaginam que era o interior. Luxo puro!



COMPRAS:

Não sou muito de compras, mas a Via del Corso tem muito comércio acessível, especialmente couro (bolsas e sapatos). No domingo rola uma feirinha por ali.

Feira Campo del Fiori : é uma graça. Uma feira de frutas, legumes e temperos sensacionais (maioria picantes). Ao lado, montes de restaurantes gracinha. Boa pedida para um almoço depois da feira.

COMER

- Sorvete : a essa altura nem preciso mais dizer. Seja onde estiver na Itália, sempre prove o sorvete.
- Flor de abobrinha frita : é uma delícia. Uma flor de abobrinha frita numa espécie de tempura delicada.
- Comida com azeite trufado


- Roma tem ainda muitas outras atrações. Mas essas são as que mais curti.

Para quem quiser algumas considerações sobre Roma, basta seguir em meu outro post: Roma - Considerações







Nenhum comentário:

Postar um comentário