20/08/2014

Amsterdã Preliminares

A cidade de Amsterdã é absurdamente linda! Toda a cidade existe sobre aterros feitos e mantido com alta tecnologia, para evitar que as águas cubram todo o país.

A cidade é inteiramente marcada por canais em forma de ferradura. Ao contrário de Veneza, Amsterdã também possui ruas para carros, assim como ônibus, trens e bondes. Mas os canais fazem parte da vida dos holandeses, e, portanto, os mais abonados residem em frente aos lindos canais.

Essa mistura de pequenos prédios coloridos, com canais, pontes e flores, fazem da cidade, uma das mais belas e fotogênicas do mundo!
Há quem pergunte: mas o que tem para fazer em Amsterdã? Apenas ver os canais, prostitutas, maconha, tamancos e tulipas?

Eu poderia dizer que é bem mais que isso! Mas, antes de enumerar as atrações, é necessário afirmar que é impossível se referir aos canais de Amsterdã como “apenas os canais!”. Os canais de Amsterdã tem um charme que impossível descrever. Se perder em cada rua, cada canal, cada esquina, é um prazer para a alma.
Canal de Amsterdã


Ao andar pelos canais, você deve ter em conta que, apesar do ar de pequenina cidade turística, você está, na verdade, caminhando pelas seculares ruas da capital de um dos países mais desenvolvidos do mundo! E eles são tão desenvolvidos que conseguem ser eficientes, produtivos, desenvolvidos e tecnológicos, sem perder a ternura das antigas construções, dos canais, das flores, enfim, de tudo aquilo que encanta.


Canais de Amsterdã

O ar de cidade pacata de Amsterdã é a prova viva de que o holandês é mesmo um dos povos mais sábios da terra. Constroem estradas moderníssimas e têm um transporte urbano altamente eficiente. No entanto, investem também em ciclovias e estimulam o uso das bicicletas (transporte barato, saudável, ecológico e eficiente) como em nenhum outro lugar do mundo.


Bicicletas em Asmterdã

Claro que a topografia da cidade ajuda no uso das bicicletas. A cidade é inteiramente plana e relativamente pequena, se desconsiderados os subúrbios. Seu formato de ferradura faz com que tudo se torne bastante próximo e as pedaladas agradáveis. Sem contar que, com bicicletas, todos podem parar em qualquer lugar, para admirar as belezas da cidade.

Sobre a arquitetura da cidade, algumas observações rápidas são interessantes. Se você reparar, a maioria das casas da cidade tem algumas características em comum: são bem estreitas (algumas até demais!), possuem hastes no alto e são ligeiramente inclinadas para frente. Antes que você se assuste e ache que Amsterdã está afundando, saiba que a inclinação é proposital (e inteligente).

As casas são estreitas porque na época em que floresceu, a maior parte dos proprietários eram comerciantes. O imposto sobre a residência era pago conforme a medida do frontão da casa. Como comerciante é malandro, construíam casas/prédios bem estreitos e cumpridos para trás. Assim, pagavam pouco imposto, apesar de morarem bem.

Por essa característica advém as demais. Como as casas eram estreitas, as escadas sem eu interior também eram muito apertadas. Com isso era impossível construir dessa forma e levar móveis grandes depois. Por isso, colocam as hastes no alto, para que os móveis fossem facilmente içados para a residência. E, ainda, as casas eram inclinadas para reduzir o risco do içamento causar danos na própria casa. Inteligentes ou não?

Mas, além dos canais, a cidade é altamente cosmopolita, possui diversos museus, feiras, arquitetura maravilhosa, povo bonito e alegre, bares, pontes e outros passeios.

Observações importantes:

1)Turista que já sabe o que vai fazer, poupa tempo e dinheiro. TODA ATRAÇÃO NO MUNDO hoje em dia, apresenta grandes filas para a compra de ingresso. Você evita isso, facilmente, comprando o ingresso pela internet e imprimindo seu voucher. Poucas atrações exigem dia e hora na compra. Assim, se você vai em algum museu, casa de Anne Frank, canal tour especial, ou qualquer outra coisa, entre no site ainda no Brasil ou ao longo da viagem, e garanta seu ingresso! Vai por mim!!

2) O nome do país não é Holanda. Na verdade Holanda é uma das partes do país, que se chama Países Baixos (ou Netherlands). Talvez porque o nome no Brasil gere diversas piadinhas, aqui nos referimos apenas como Holanda. Mas não espere encontrar placas com Holland por lá.

3) O holandês é um povo bastante tolerante. Assim ele não se preocupa muito com o que faz as pessoas a sua volta, no melhor “cada um sabe de si”. Por esse motivo, costumam respeitar o espaço do outro e dificilmente são invasivos. No entanto, assim como o alemão, o holandês gosta da troca cultural e, se estimulado, é capaz de passar horas batendo papo.

4) Por mais turístico que seja o bairro da luz vermelha, tome cuidado ao fotografar os canais ou casinhas do bairro. As prostitutas não gostam de ser fotografadas e isso é PROIBIDO por lei! Se uma delas perceber que você está fotografando as vitrines, pode sair dali e aprontar o maior barraco, correndo o risco de irem todos para a delegacia. Não insista!

5) Space cake (muffin ou brownie), maconha e haxixe são permitidos somente em alguns locais. Não há permissão para fumar em bares ou nas ruas. Portar essas substâncias para uso próprio é permitido. São permitidas também alguns tipos de cogumelos e outras drogas.


Brownie nos CoffeeShops

6) Coffee Shop pode parecer loja de café, mas não em Amsterdã. Coffee Shop lá é sinônimo de Pub com drogas autorizadas. Muitos deles possuem 2 áreas diversas. Uma área maior, onde a droga não é permitida e uma área em separado onde se pode comprar e consumir a droga. Geralmente são áreas mais escurinhas, underground. Não espere fazer uso da droga num lindo café, cheio de flores e de frente aos deliciosos canais. Se esperar por isso, irá se decepcionar. A idéia em Amsterdã foi permitir o uso da droga, não estimular o consumo... Se a placa indicar apenas Cafe, então a maconha não é permitida, mas você está diante de um bar. Se você procura um local para tomar um cafezinho, você está procurando uma Koffiehuis.

7) Ao tomar cerveja em bares, prefira a Amstel à Heinekken, de acordo com os próprios holandeses.

8) Os holandeses têm como suas principais iguarias o croquete de parede e as batatas fritas com maionese. Ambos podem parecer estranhos, mas, acreditem, valem muito a pena!

9) Não compare os holandeses aos alemães. Nunca! Seria como chamar um brasileiro de argentino. No entanto, enquanto a birra latina não tem razões históricas, a deles tem e muitas. Lembre-se que a Alemanha nazista invadiu os Países Baixos, destruiu cidades inteiras, massacrou centenas de pessoas, instalou um governo ditatorial, mandou diversos holandeses (haviam muitos judeus holandeses) para campos de concentração, onde foram quase todos mortos de forma hedionda. Portanto, vou repetir, não diga que ele fala alemão, ou se parecem com o povo alemão. Entendeu?


Amsterdã - Transporte Público
Amsterdã - O que fazer
Amsterdã - roteiro para 3 dias, com mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário