10/12/2013

LEIDEN - Campos de flores da Holanda

20 de abril de 2013

Há vários anos que eu sonhava em conhecer os campos floridos da Holanda. Já havia visto milhares de fotos. Mas nas minhas visitas anteriores à Holanda, não havia visitado o local. Seja porque não era a época certa, seja porque a viagem tinha outro propósito.

Dessa vez o objetivo maior era, justamente, conhecer os Campos de Flores da Holanda!! Assim, após alguns dias em Amsterdã, partimos para um dia inteiro em meio ao coloridos dos campos holandeses!!

Existem várias excursões saindo de Amsterdã ou mesmo ônibus comum. Mas, como estávamos de carro, seguimos em direção à Leiden, região onde se encontram os campos.

Quem vai de carro, como nós, pode ir parando ao longo da estrada, em alguns campos de flores, estacionar no meio fio e explorar o local e bater muitas fotos. Na maioria dos campos por onde passamos, a entrada era permitida, ou ao menos não era controlada. Estava aberto, entramos, andamos e fotografamos...tudo na mais perfeita paz.

Para quem vai de ônibus, o ideal é, chegando lá, alugar uma bicicleta e passear com as magrelas pelos campos floridos.

Vale lembrar que os campos somente ficam floridos entre abril e maio. Antes ainda não desabrocharam e em junho já estão sendo colhidas. Assim, fomos na terceira quinzena de abril. Vi muitos e muitos campos floridos, mas vi ainda muitos não floridos. Acredito que ir no início de maio seja a pedida ideal!!

Além dos campos de flores particulares, ao longo da estrada, existe o Parque Keukenhof. É lindíssimo, mas também lotadíssimo. Para quem curte um programa mais bucólico, curtindo o campo tranquilamente, fazer pequenique, etc, não é esse o seu programa! Já para quem quer garantir ver uma enorme quantidade de flores, tulipas e jardins bem cuidados, esse é seu local!

Mas é importante lembrar que esse parque somente fica aberto durante essa temporada das flores. No restante do ano fica fechado. E, justamente por isso, no curto período de visitação, recebe milhares de turistas de todo o mundo.

Lotado

Vários caminhos pelo parque

Achei um programa realmente imperdível! Os campos são lindíssimos e o Parque Keukenhof é belíssimo também.

Parque Keukenhof

Interior do parque

Moinho do Parque

Tulipas para todo lado

Exposição e loja de sementes

Como não gosto de programas corridos e com hora para terminar para seguir viagem, escolhi me hospedar na cidade de Leiden. No caminho, mais um campo de flor!

Campo de tulipas na estrada

Assim, terminado o programa "flores do mundo", fui para um hotel de Leiden, escolhido pelo preço, e ainda curti uma visita à pequena cidade de Leiden no fim de tarde para jantar. Acabou sendo uma grata surpresa. Claro que não é uma cidade que motive uma viagem para vê-la, mas, em se tratando de ponto estratégico, foi excelente. Como quase todas as cidades holandeses, há um centro antigo e bem conservado ao longo de um canal, com diversos bares e restaurantes na margem.

Cidade de Leiden

No dia seguinte cedo, seguimos viagem para Bruges.