14/06/2017

Viagem Ibérica - roteiro e planejamento

Abril de 2017


Há muito tempo que eu queria fazer uma viagem que englobasse Portugal (que eu só conhecia, e mal, Lisboa) e Espanha (que eu só conhecia Barcelona).

Demorei muito para me animar, especialmente com Portugal. Minha experiência em Portugal há quase 20 anos atrás não havia sido agradável. Apesar da cidade ser bonita, eu tinha tido uma recepção muito ruim pelos portugueses. Isso me fez ficar todos esses anos sem vontade de voltar. Após todos elogiarem e afirmarem que são agora bem tratados, resolvi tentar novamente. 

Escolhi um roteiro que desse um giro quase completo entre Portugal e Espanha. Claro que nenhuma viagem pela Europa tem a pretensão de fazer tudo. Sempre ficam diversas cidades de fora. O que faço é pesquisar bastante cada opção e ir encaixando minhas preferências dentro de um roteiro que faça algum sentido e respeite meu prazo de viagem. 

Eu tento ao máximo dormir nas cidades que gosto muito. Evito muito o tal bate e volta. Isso porque costumo adorar as luzes das cidades à noite...adoro quando a enchurrada de turistas vai embora e sobram poucos para realmente curtir a cidade sem pressa e sem confusão. Mas claro que algumas cidades são vistas na passagem, no caminho entre os duas.

Minha viagem começou em Barcelona onde fiquei 4 noites (3 dias completos). Achei um tempo justo para fazer tudo com calma, se você não faz questão de ir nos Museus. Se prefere ir nos Museus e entrar em TODAS as atrações da cidade, reserve mais um dia. 

Saí de Barcelona no trem bala para Madri. Foi uma ótima decisão. Tudo muito organizado e em 2:30hs eu cheguei em Madri. 

Em Madri fiquei outros 4 dias, embora eu ache que poderia facilmente ter reduzido para 3 dias. No dia de ir embora de Madri, aluguei um carro e permaneci com ele até o final, sendo devolvido direto no aeroporto. Então segue o mapa e depois explico os dias.



Barcelona : 4 noites e 3 dias
Madri : 4 dias e 4 noites
Madri para Segovia (passando por Avila): 2 dias e 2 noites
Segovia para Salamanca (passando por La Alberca e Mogarraz) : 1 dia e 1 noite
Salamanca para Porto (passando por Aveiro e Costa Nova) : 3 noites e 2 dias
Porto para Obidos: 1 dia e 1 noite
Obidos para Lisboa : 4 dias e 4 noites (visitando Sintra e Cascais)
Lisboa para Albufeira/Algarve (passando por Evora): 2 noites e 1 dia
Albufeira para Sevilha : 2 dias e 2 noites
Sevilha para Frigiliana : 1 dia e 1 noite
Frigiliana para Granada : 2 dias e 1 noite (ida para Toledo no fim da tarde)
Granada para Toledo: 2 noites e 1 dia
Toledo para aeroporto

Total: 28 dias e 28 noites

Para definir quanto tempo fico em cada lugar, levo em consideração as coisas que pretendo fazer em cada lugar e o tempo de deslocamento entre as cidades, horário previsto de chegada e tal. 

Outra coisa que sempre verifico antes de fechar o roteiro, é colocar os dias pretendidos da minha viagem num calendário, para verificar onde estarei em domingos e feriados. Por quê esse cuidado? Porque imagina que você pretende fazer um dia de compras, ou quer andar numa cidade grande, e gosta daquele movimento propiciado pelo comércio aberto? E então você descobre que estará na cidade no domingo ou num feriado. Isso irá estragar seus planos.

Então, um cuidado que sempre tomo, é encaixar a data de ida e volta da minha viagem, e as noites em cada cidade, para que domingos e feriados não me frustem. Cidades grandes, dependendo do seu roteiro, podem ficar sem vida nos domingos. Já as cidades pequenas e turísticas, muitas vezes ficam até mais movimentadas e alegres, nos finais de semana e feriado.

Sei que muita gente prefere viajar pelo Europa de trem. Eu particularmente não gosto tanto. O aluguel do carro, junto com gasolina e pedágios, de fato encarece bastante a viagem. Mas te dá uma mobilidade que nenhum outro meio te fornece. Gosto de sair, colocar as malas no carro e ir até o destino , sem preocupar com ir até estação levando malas, esperar o trem, chegar de novo em outra estação, novo deslocamento com malas. Mas isso é uma escolha. EU acho que o carro te faz ver mais coisas. É muito mais simples você parar para ver cidades no meio do caminho quando se está de carro. 

Um cuidado que sempre tomo é alugar um carro adequado às malas que levo. Ou seja, que caiba TODA a minha bagagem na parte traseira fechada. Isso porque permite que eu pare em qualquer estacionamento, de qualquer cidade, sem que ninguém saiba que todos os meus pertences estão ali. Se você deixa alguma mala no banco traseiro, acaba sendo um chamariz para gatunos.

Outra coisa que faço as vezes é, quando ficarei apenas 1 dia numa cidade, faço uma pequena maleta com as coisas que precisarei (roupas, toilete, eletrônicos, etc), e deixo as malas maiores no carro. Bem mais simples.

É isso. Toda viagem precisa de planejamento. Roteiro, datas, o que levar, como se locomover, estação do ano, etc. Temos que saber nossas preferências pessoais para que o roteiro seja adequado a cada tipo de viajante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário