27/11/2013

CROÁCIA - maravilhosa! (Dubrovnik, dia 1)

28/09/2008 

Pesquisando sobre onde ir nas próximas férias, esbarrei no tema CROÁCIA. Primeiramente comecei a ver notícias de que era o destino que estava "bombando" entre os viajantes europeus, que já conheciam a Europa Clássica. Internet em mãos, pesquisei tudo o que podia para saber o que encontrar por lá.

Foram duas coisas que chamaram minha atenção em minhas pesquisas: o Parque de Plitvice e a cidade fortificada de DubrovnikDubrovnik me chamou atenção por tratar-se de uma cidade inteiramente murada, no litoral, formando visuais de enlouquecer!  E o parque, vi fotos de deixar babando!


Dubrovnik vista da estrada

Parque Plitvice - vista durante o Trajeto H

Destino decidido, tracei o roteiro. Poderia ir direto para a Croácia. Mas como eu pretendia incluir a Costa Amalfitana da Itália no mesmo roteiro, comecei a viagem pela Itália. Aluguei o carro e passei dias memoráveis numa região que considero a mais linda da Itália! Depois, segui de Sorrento para a cidade de Bari, de carro, onde pegaria um navio com destino a Dubrovnik. Escolhi a viagem noturna (para não perder tempo precioso de viagem) e uma cabine com banheiro e chuveiro, da empresa Ladrolinija (http://www.jadrolinija.hr/). A cabine não era luxuosa, mas, suficiente. E nos permitiu acordar cedinho, tomar um belo banho e chegar em Dubrovnik prontas para os passeios. 

O navio chega em Dubrovnik ao amanhecer, o que garante entrar pela fortificação, acompanhando o entrar do dourado do amanhecer. Uma coisa linda!! 

Entrada da Cidade Murada no amanhecer


Em Dubrovnik, fomos caminhando pela rua principal da fortificação em direção ao apartamento escolhido. Hotéis fora das muralhas possuem infraestrutura maior, como piscina, facilidade de acesso como valets, carregadores de malas, etc. Mas, enquanto eu puder me hospedar sem esses luxos, darei preferência. 

O importante para mim não é o luxo, e sim a localização. Minha vontade era ficar dentro daquele tesouro. Ver a luz mudar com o pôr-do-sol. Ver a noite sombreando as ruas. Ver as luzes se acendendo e brilhando no mármore do chão. Ouvir o movimento das pessoas andando pelas ruelas a noite em busca de bares ou restaurantes. Enfim, eu queria ficar em meio àquilo que me levou até a Croácia! 

Iniciei minha busca por apartamentos pelo site chamado "Apartments Old Town". Ali, encontrei o Apartment Rudjer (http://free-du.t-com.hr/app_rudjer/rudjer2.html). Entrei em contato, combinei o pagamento para a minha chegada e deu tudo perfeitamente certo. Super recomendo!! O local era todo novo, limpo, muito bem arrumado, e tinha até uma cozinha pequena (que não usei..rsrsrs). E a localização era um show! A poucos passos da rua principal, perto de tudo no interior das muralhas. Tivemos que subir um pouco, cerca de uns 8 degraus (as ruas laterais, que saem da principal, em geral, vão subindo degraus, até chegar a muralha, que fica no alto. Quanto mais perto da muralha, mais degraus). Mas valeu a pena!! Chegando no apartamento, deixamos nossas malas e seguimos para desbravar o local.

Chegada do apartamento. Sobre os primeiro lance de degraus.

Apto

Vista do apartamento. Na parte clara já é a rua principal



O dia estava maravilhoso, com um céu azul e claro e um sol quente e delicioso. O traje ideal nessa época é algo fresco, mas levando sempre um casaco fino para garantir nas sombras ou fim de tarde.

Iniciamos o passeio dando uma volta pelo alto das muralhas. Paga-se uma taxa pelo acesso, podendo ser livre ou visita guiada. Costumo dar preferência a visitação livre. A indicação é para 2 horas para dar a volta completa. Levamos mais que isso e foi ótimo! A muralha cerca toda a cidade, e tem diversos pontos de vistas especiais. Seja uma pequena torre para subir e ver ainda mais do alto. Seja um entroncamento com lindas vistas do mar. Sejam vistas da própria cidade presépio. Todo o caminho é fácil de fazer e vale a pena. A demora maior ocorre, não por conta da extensão do caminho, mas sim em razão das lindas vistas e a existência de alguns bares e restaurantes pelo caminho. Caminha-se um pouco, e é possível refrescar tomando uma bela cerveja. Pausas mais do que merecidas!


Vista no passeio pelo alto das Muralhas
Passeio das Muralhas

Vista do Adriático, a partir das Muralhas
Vista do interior da cidade, a partir das Muralhas

Muralhas
Bar situado dentro do passeio pelas Muralhas

Após encerrar essa parte do passeio, descemos para a rua principal. Estava lotada de turistas nos restaurantes, sentados em cadeiras nas calçadas, a maioria mais preocupado em tomar um sol e relaxar do que comer e beber. Optamos por um lanche leve, com sanduíches de salmão, com mais umas cervejinhas para animar. E lá ficamos, refasteladas nas confortáveis cadeiras, curtindo o calor do sol e os ares do Mar Adriático.




Perfeitamente descansadas, fomos então, de mapa em punho procurar os pontos de interesse no interior da fortaleza, como a Igreja, Museu, Mosteiro, Fonte, etc. Todos merecem ser vistos. Mas o que mais encanta não são os pontos turísticos em si, nem as obras do museu. O que impressiona na cidade de Dubrovnik é o ar medieval de tudo a sua volta. 


Ruas com piso de mármore
Praça principal

Porto da cidade velha
Praça


Ruelas da cidade velha
Recomendo andar sem rumo e se perder pelas ruelas. Algumas vazias e outras lotadas de restaurantes. Procure a luz do sol. Procure o que diferencia uma rua da outra. Busque a paz ou o agito, dependendo da sua vontade no momento. Tudo ali deve ser visto!

Com o sol sumindo, o frio foi chegando e optamos por retornar ao apartamento e nos prepararmos para o jantar. Já escuro, bem agasalhadas, fomos andando pelas ruas, vendo os reflexos das luminárias e ouvindo os burburinhos de movimento. Andamos até simpatizarmos  com um delicioso restaurante, numa rua lotada de outros semelhantes. Comemos com gosto um delicioso cordeiro grelhada, com um vinho sensacional e voltamos para o apartamento para descansar, com a certeza de termos escolhido um maravilhoso destino para essas férias! 


Ruas da cidade velha, à noite
Jantar pelas ruelas


A beleza das luzes da noite

No dia seguinte ainda teríamos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário