10/12/2013

CROÁCIA - Trogir, a pérola do Mar Adriático

05 de outubro de 2008



Saindo de Split em direção à Zagreb, não poderíamos deixar de passar por Trogir. A cidade é indicada em 10 a cada 10 sites e blogs sobre a Croácia. A cidade é o complexo românico-gótico mais bem preservado do Adriático e, provavelmente de toda a Europa Central. E fica a apenas 27 km de Split.

Trata-se de uma minúscula ilha,  onde fica a cidade medieval de Trogir. Cercada por muralhas, inclui um castelo, torre, ambos muito bem preservados, além de uma série de residências e palácios românicos, góticos, renascentistas e barrocos. 

Essa jóia arquitetônica é de uma beleza ímpar, e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O melhor a fazer ao chegar nessa cidade é se perder!! Perca-se pelas ruelas! Se deixe levar pelo instinto, seguindo atrás de lojinhas com fachadas de pedras, restaurantes que parecem saídos de filmes, sabores indescritíveis! As ruas são inteiramente de pedras, conferindo à cidade um ar medieval magnífico! 

Detenha-se nas pequenas floreiras, quebrando o cinza das pedras! Busque o contraste das folhagens e dos corrimãos de madeira nas pequenas escadinhas das casas! Tire fotos e curta cada momento!

Quanto aos restaurantes, as maiores pedidas são massas (claro, estamos falando do país vizinho à Itália), além de frutos do mar. Para companhar, nada melhor do que amenizar o calor com uma deliciosa cerveja (pivo).

Além das ruelas, o grande destaque é a Catedral de São Lourenço. A Igreja tem uma torre de 47 metros de altura, a mais lata da cidade. A escadaria para alcançar o alto é estreita, mas a vista vale a pena. Do alto de avista toda a cidade, e, especialmente a praça onde fica a Catedral. Suba, e na volta se refresque com uma pivo! 

O pórtico da Catedral (Radovan) retrata Adão e Eva nus, sustentados por leões, o que é considerado como uma obra bastante ousada para sua época. 

Eu havia planejado passar uma manhã em Trogir. Mas com o encantamento que a cidade me causou, acabamos ficando até o meio da tarde, aproveitando para almoçar por lá, além de andar por todas as ruelas. E não me arrependi.

É uma cidade que merece ser curtida.

Para quem tiver mais tempo, existem passeios de barco saindo do porto de Trogir em direção a diversas praias, que dizem ser belíssimas.

Além disso, algo que deixei de fazer por falta de tempo, vale a pena investir em mais um dia (ou mais se você curte barco e praia), na região de Zadar. Passei rapidamente por ali, no caminho entre Trogir e Zagreb, e confesso que fiquei bastante triste de não ter tempo para curtir essa belíssima região, de águas azuis, paisagens inacreditáveis e outras curiosidades.

Em Zadar o mar não encanta apenas com praias e passeios! Ali o espetáculo é outro. Em Zadar fica o famoso Sea Organ. Trata-se de degraus gravados em rochas, que tem no interior um interessante sistema de tubos. Quando o mar se movimenta, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade das ondas, criam diferentes notas musicais e sons aleatórios.

Sea Organ
E as surpresas não param por ai. O mesmo arquiteto que criou o Sea Organ (Nikola Basic), criou, logo ao lado o "The Greeting to the Sun" (saudação ao Sol). Esse conjunto é composto por 300 placas de vidro instaladas no piso, na forma de uma círculo de 22 metros de diâmetro.  Seja refletindo o sol e o céu, como uma gigante espelho, seja iluminado no período noturno, oferece um grande espetáculo e um dos mais belos pôr-do-sol do mundo!

À esquerda a Saudação ao Sol e à direita o Sea Organ

Piso iluminando no início da noite

Por-do-sol

Pra completar, há diversos passeios de barco, saindo de Zadar ou mesmo de Split. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário