11/12/2013

SPLIT - outra maravilha da Croácia

outubro de 2008


Saindo da lindíssima Dubrovnik, seguimos de carro para Split.

Aqui uma observação: dirigir pela Croácia é bastante tranquilo, assim como em toda a Europa. Estradas perfeitas e muito bem sinalizadas. Dificuldade zero!

Após a Segunda Guerra Mundial, Split tornou-se parte da Croácia, que era parte da Iugoslávia Socialista. Em 1991 a Croácia tornou-se independente, mas em Split houve um impasse, pois a cidade abrigava um grande contigente de exército iugoslavo. Assim, em novembro de 1991 a cidade foi fortemente bombardeada. Em 1992 o exército deixou a cidade e a paz se instaurou.  

Chegando em Split, deixamos as malas e o carro no bed and Breakfast que ficamos (próximo à cidade antiga). Cabe frisar que Split é a segunda maior cidade da Croácia. Mas, como não pode deixar de ser, possui um magnífico Centro Velho, que é o mais diferente que já vi, por misturar o antigo e o novo de uma forma surpreendente. 

Você vai entrando pelo Centro Antigo e se depara com construções extremamente antigas, que remontam ao período de 280 a 305 d.C., época em que a cidade era Governada pelo Imperador Romano Dioclesiano.

Dioclesiano determinou a construção de um imenso Palácio, o qual possui suas bases e ruínas até hoje. Com o fim do Império Romano e com o Palácio já há tempos abandonado, aos poucos cidadãos comuns foram fixando suas residências e comércios dentro das muralhas do Palácio. Com o crescimento da cidade, a população foi crescendo ao redor das muralhas, mas mantendo, no interior, um movimentado centro comercial e agora, turístico.

Com isso, Dioclesiano acabou por se imortalizar nessa cidade.

Para quem viaja com crianças, uma boa pedida é estar nesse local ao meio-dia, quando, todos os dias, há uma apresentação teatral da Roman Guard, com atores vestidos como romanos.

Pristilo - uma espécie de praça dentro do Palácio Dioclesiano. Nas laterais, hoje temos cafés e lojinhas

Pristilo
As ruelas da cidade são também bastante antigas e têm um charme indescritível! A Croácia é um país que soube manter suas edificações históricas bem preservadas.

Passagens comuns na cidade

Pracinhas que convidam ao relaxamento 


Assim que você sai da parte histórica, acaba caindo direto em um imenso e renovado calçadão, chamado de Riva. Trata-se de uma parte super modernizada e renovada da cidade. Cheia de cafés, restaurantes e sorveterias, o calçadão fica lotado de turistas o dia todo, moradores com seus cachorros, crianças tomando sorvete, entre outros prazeres.

Riva - o calçadão à beira mar

Riva
No fim da Riva, existe um caminho que leva a uma trilha ao Monte Marjan. O Monte Marjan é identificado como o monte que tem uma enorme bandeira da Croácia. Aos pés do morro você vai identificar uma escadaria toda enfeitada. Siga por ali, e logo mais a frente haverão outras indicações sobre o caminho a seguir. 

Parte do trajeto é feito por rampa, parte por escada. São 179 metros de altura para uma vsita da enseada de Split. 

São 3 estágios. No primeiro te dá uma idéia da enseada, e possui bares e restaurantes.. Fica lotado nos finais de tarde. O segundo estágio é a vista mais bonita! O terceiro estágio é uma vista mais do alto, do litoral, mas considero como desnecessário, a não ser que vcoê tenha muita disposição, e o caminho seja mais importante do que o local de chegada!!

No cair da noite, saímos para jantar no interior da Cidade Velha, onde fica bastante movimentado de moradores e turistas. 

Restaurante onde jantamos

Comércio aberto e movimentado à noite

Construções ao longo da Riva (calçadão)

Riva à noite
Após o jantar, ainda fomos brindados com um delicioso fim de noite. Saindo do restaurante, ao passar em frente ao Pristilo do Palácio Dioclesiano, rolava um pequeno show ao vivo. Era uma cantora com uma voz macia, acompanhada de um violão. Fazia versões acústicas de grandes músicas, como Betles, Eric Clapton e outros. 

As pessoas sentavam ao longo de uma espécie de arquibancada do Pristilo, cantando junto ou aplaudindo, enquanto garços serviam atendiam pedidos dos cafés ou bares ao redor.

Ficamos bastante tempo ali, e foi o excelente fechar de um dia espetacular.

Arquibancada do Pristilo

Assentos improvisados para curtir o show





Nenhum comentário:

Postar um comentário