19/05/2014

Banff - a melhor base para as Montanhas Rochosas - Dia 1

Agosto de 2009


Como já explicado em post anterior, fiz a opção de seguir do aeroporto direto para Banff. Assim, passei com calma pelos lagos de Kananaskis, na subida para o Parque Nacional de Banff. Chegando em Banff, fiz check in no Hotel Ptarmigan Inn (bom custo benefício), passei pelo Tourist Centre para pegar mapas e informações, andei pela cidade, já planejando meus próximos dias. Se tiver ânimo, pode fazer ainda algum dos passeios da cidade de Banff: Gondola, Museu Histórico, Jardim, Banff Springs Hotel, Tunnel Mountain Road, entre outros, isso sem começar as Rochosas propriamente ditas. Assim, no dia seguinte, totalmente descansado, a aventura começa realmente!

Antes de mais nada, é importante saber que as atrações das Rochosas são bem diversas:

- lagos de tons incríveis de verde e azul;
- Lagos com espelhos d´água que são uma atração à parte;
- Falls, ou seja, Cachoeiras, em sua maioria formando cortes impressionantes nas pedras, com trilhas que vislumbram isso;

Além disso existem atrações próximas à estrada, ou seja, que ficam ao lado do estacionamento ou a curtas caminhadas e atrações que exigem maior tempo e esforço físico. Portanto, o número de atrações que você visitará (e os dias que ficará), dependerão do seu tempo e sua disposição. Optei por fazer o circuito mais tradicional e acessível, ou seja, aqueles que possuem caminhadas curtas e fáceis (easy). O bom é que nos mapas você já vislumbra os lagos que são próximos ou não dos estacionamentos. Além disso, em todos os estacionamentos de acessos à lagos e falls, existem banheiros (quase sempre com papel) e placas com indicação que distância e tempo de caminhada, além da indicação de ser easy, moderate ou harder. Assim, você pode desistir ou se animar a seguir por alguma trilha, de acordo com essas indicações. 



Além disso, cada atração possui um quadro de informações sobre sua forma, cor, fauna e flora.

Se você tiver um GPS, vale a pena inserir o local desejado no mapa, para que você possa se desligar um pouco da direção/caminho e se ligar mais nos visuais da estrada.

É sempre bom ter em mente que as atrações que incluem espelhos d'água, geralmente possuem um visual mais bonito na parte da manhã, com o sol batendo na montanha e o reflexo se fixando nas águas. Já os lagos verdes e azuis, são mais belos em dias ensolarados. As falls também são mais bonitas nos dias ensolarados, mas perde-se menos no visual nos dias nublados. Portanto, tente ter um plano básico, mas permita-se alterá-lo de acordo com a meteorologia, para que aproveite mais seus passeios.

Saindo de Banff, a atração mais próxima e que merece uma visita é Lake Minnewanka Scenic Road, que leva ao Lake Minnewanka, passando pelos Two Jack Lake. Estes possuem um colorido maravilhoso e impressionante, mas o ponto alto é o Lake Minnewanka. É o maior lago da região, sendo portanto navegável. Existem passeios de barco, mas, a não ser que você tenha tempo de sobra, o mesmo não é imprescindível. 

O lago é diretamente acessível de carro, sem necessidade de trilha. No entanto, o ideal é estacionar e seguir a pé pela margem do lago, escolhendo sua vista predileta. As minhas estão retratadas abaixo:




Seguindo em frente, peguei a Bow Valley Parkway, que segue margeando o Bow River e oferece lindas vistas desse importante rio. 


Parando em cada mirante, fui seguindo em direção ao Johnston Cannyon. O Cannyon é dividido em Upper e Lower Falls, ou seja, quedas d´água do alto e de baixo. Ambas são lindas e a curta distância, portanto, de acordo com a placa indicativa de distância, escolha o seu agrado. 



(lembrando que cada milha equivale a 1,6 km).

Seguimos vendo diversas vistas do Bow River e da estrada em si, em diversos locais parando para o registro:






Para completar o dia, aproveitamos para ir conhecer o Banff Springs Hotel. Esse hotel era originalmente da rede Canadian Pacific Railways, ou seja, pertencia à Estrada de Ferro canadense. Hoje foi adquirido pela sofisticada rede americana Fairmont. A Canadian Pacific ficou responsável por construir e explorar a estrada de ferro no Canadá. Para atrair turista e com isso aumentar o movimento na linha férrea, a empresa teve a idéia de construir Hotéis Castelos nas principais cidades. Assim, divulgou que, no Canadá, poderia-se desfrutar de castelos iguais aos da Europa, aliados a esplendorosa beleza natural!  A herança dessa idéia, é a existência de Castelos maravilhosos em diversas cidades. Em Banff é o Banff Springs. 

Para se hospedar nele, precisa-se pagar caro. Além disso ele é localizado na "ponta" da cidade, obrigando ao uso do carro para qualquer caminhada na cidade. Mas, sem dúvida vale a visita e mesma a hospedagem, se você puder.



 Para fechar a noite, um jantar no famoso Grizzly House. Pequena e charmosa casa de fondue. Optamos pelo Fondue de carne e de Lagosta! Para arrematar, um fondue de Toblerone.



Nenhum comentário:

Postar um comentário