19/05/2014

Rochosas Canadenses

agosto de 2009


Sempre quis conhecer as famosas Montanhas Rochosas Canadenses, afinal, a Icefields Highway (Highway 93 e Highway 1) é comumente chamada de a "ESTRADA MAIS BONITA DO MUNDO". Essa estrada, nada mais é do que a "avenida principal" das atrações das Rochosas. Idéia formada na cabeça, passou-se a organização do passeio. 

A Highway liga as cidades de Banf a Jasper, passando pela imperdível localidade de Lake Louise. Pegando a Highway 1, chega-se ainda ao Yoho National Park, que também merece atenção. Ao todo são cerca de 230km. Parece pouco, mas são necessários vários dias para conhecer as atrações mais importantes.

Muitas coisas para conhecer, logo, necessário estabelecer bases e dividir o passeio por essas bases, para  tornar o tempo mais bem aproveitado. O ideal é uma hospedagem em Banff, de 2 ou 3 noites, 1 noite em Lake Louise (meio do caminho) e outras 2 noites em Jasper. Entendo que esse é o tempo mínimo para ficar em cada lugar, para fazer as trilhas rápidas e passeios imperdíveis. Menos que isso e muita coisa terá que ser riscada da programação. Mais que isso, garantirá que nada seja perdido e também você possa desfrutar melhor de cada local. 

Outro fator é o tempo. No verão são dias são mais longos e tem mais sol. Mas, como é área de montanha, sempre possível uma mudança repentina e chuvas. Quanto maior o tempo, menos "obrigação" você terá que "queimar" uma atração maravilhosa num dia de céu muito escuro. Os lagos ganham seu esplendor nos dias de sol. Sol e chuva podem mudar suas impressões de viagem.

As principais entradas dos Parques Nacionais das Montanhas Rochosas são através das cidades de Edmonton ou Calgary. Calgary é uma cidade graciosa, que fica aos pés das Rochosas. Possui algumas atrações, mas, a principal delas é sua proximidade com as Rochosas. Já Edmonton é uma cidade maior e possui um dos maiores shoppings do mundo, que é, na verdade, um grande complexo. Para quem curte umas comprinhas, essa pode ser a melhor opção.

Cheguei por Calgary, mas, como meu objetivo é ir embora tabém por Calgary, deixei para conhecer a cidade apenas na volta. Assim, cheguei pela amanhã no aeroporto de Calgary, peguei o carro alugado e segui direto em direção à Banff. Fiz essa opção porque Banff fica muito próximo à Calgary (130km). Assim, mesmo cansada, me renderia 1 dia de viagem. Mas, quem preferir, pode acrescentar 1 dia a viagem, ficando uma noite em Calgary, seguindo para Banff no dia seguinte, já bem descansado.

A estrada a seguir saindo de Calgary é a Trans Canada Highway. A primeira hora da viagem não tem muitos atrativos. No entanto, a diversão começa na Região de Kananaskis. Seguindo pela Highway você começará a ter vistas fenomenais do Bow River. 




Se precisar de um descanso, procure pelo Kananaski Village Centre.

Seguindo pela estrada e passando por lindas vistas, você chegará a deliciosa cidade de Banff.

Banff é a melhor e a principal cidade dos Parques Nacionais das Rochosas. Possui uma avenida principal chamada de Banff Avenue e a maioria das atrações e restaurantes são nessa rua ou próximas a ela. 

Fiquei no Hotel Banff Ptarmigan Inn (http://www.booking.com/hotel/ca/banff-ptarmigan-inn.pt-br.html?sid=c42d823c96e1a1149463e410e225122a;dcid=1;checkin=2014-08-10;checkout=2014-08-13;ucfs=1;srfid=52bdfec5b4df262cbfe6d10a789d0950aaafbf19X1) e achei uma boa localização. Permitiu que eu andasse pela Banff Avenue à pé todos os dias, pelas lojinhas ou restaurantes. 

A cidade, além de ser base para os passeios, possui ainda alguns interessantes pontos turísticos que são: Banff Museum, Jardins, Gondola, Banff Springs Hotel, Tunnel Mountain Road, entre outras. Tudo melhor explicado no post sobre Banff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário