20/08/2014

Amsterdã - Comidas Típicas

Dica: Próximo à Leidsenplein existem ruas conhecidas como ruas de restaurantes simples. Uma delas é a Lange Leidsedwarsstraat, ruazinha estreita que sai da Leidsenplein.


Comida de parede

A Holanda não é conhecida por sua gastronomia. Mas, como toda grande cidade, há restaurantes de todas as nacionalidades e preços.

A não ser que você seja um viajante gourmet, na falta de muitos lugares especiais, vai acabar fazendo uma boquinha na comida de rua, ou comendo em restaurantes próximos de onde estiver. Outra ótima opção é beber uma cervejinha, enrolando a fome com petiscos.



Mas, nada é mais tradicional em Amsterdã que os “croquetes de parede” (croquetes, sanduíches e outras frituras). Trata-se de uma vitrine (lá vem os holandeses com suas vitrines!!), com diversos petiscos colocados individualmente em pequenas gaiolinhas. 

Croquete de parede


No alto está o nome e a foto do produto daquela fileira. Você escolhe o que quer, verifica o preço e coloca as moedinhas (somente moedas e não dá troco!) no buraquinho de moedas. Sem medo! Assim que depositado o valor, você escolhe qual das gaiolinhas na fileira escolhida você vai querer. Abre e pega seu quitute. Mas você só pode abrir uma gaiolinha. Se abrir e depois resolver mudar, já era! Perdeu suas moedas e seu lanche. Ainda mais que a maioria não tem nenhum atendente pra te ajudar.

Se você não tiver moedas, geralmente há uma máquina que troca notas por moedas. Tudo muito prático e eficiente. E, apesar de trash, é muito gostoso! Lembra o croquete da Casa do Alemão. Crocante por fora e molinho por dentro.


A principal casa dessa “iguaria” é a FEBO e está em toda parte. Algumas têm também batata frita com maionese.

Um dos croquetes que os holandeses mais gostam é o Kroket ou o broodje kroket que é o mesmo empanado, mas dentro do pão. Tem também um com tempero ao estilo goulash, que é excelente.

Ahh.. kaas –e queijo. Logo, kaaskroketten...


Batata frita ou Vlaamse Frites

A batata frita holandesa é maravilhosa! Você tem que provar. Eles fazem à moda belga, ou seja, é cortada em fatias maiores, fritas, resfriadas e depois fritas novamente. O resultado é uma casquinha crocante deliciosa!

Nós brasileiros estranhamos essa mania de comer com maionese. O mais tradicional, as de rua, elas vem num cone de papel (no passado era jornal) e são regadas com um molho de maionese que é ótimo! Parece estranho e horroroso, mas experimente! Vale a pena!




Muitos têm outras opções de molho. Mas esses são apenas para os gringos (como brasileiros...rsrs), que acham estranho a maionese e pedem outras coisas, que os holandeses acham bizarro! Isso é a prova de que sempre é bom provar, já que o que é comum ou estranho, depende da cultura de cada um. Você está lá, então, tente à moda deles!


Bitterballen

São croquetes em forma de bolinha, muito comuns nos bares da cidade. Todo bar tem esse petisco, costuma ter um bom preço é muito gostoso.





Arenque ou Haring

É possível que você veja umas carrocinhas na rua, com desenhos de um pin up colocando um peixe inteiro na boca. E é exatamente isso! O arenque é vendido cru e é para ser comido assim mesmo. Inteiro e cru. O gosto é bem forte, mas é gostoso.

Se estiver num café da manhã (sim, tem nos cafés da manhã) ou em bares, torne mais fácil a prova colocando num pão. Os holandeses acham graça, mas...e daí?


Stroopwafel (pronuncia: istrop uófol)

Nem pense em sair da Holanda sem experimentar um (ou vários) Stroopwafels. Isso está para a Holanda, como a caipirinha pro Brasil. Tem que ser provado, depois revista, depois aproveitado e depois trazido!

Mas antes que você compre um e coloque logo na boca, preste atenção na forma correta de comer essa delícia!

Ele tem um ritual, que deve ser respeitado! Deve ser comido com um café. Então, pegue um stroopwafel pouco maior que a boca de sua xícara (café ou chá) e use o seu disco de stroopwafel como uma tampa para a xícara. 




Espere uns 3 minutinhos e então tire o biscoito e aproveite em todo seu esplendor! Mas não tire antes da hora. É importante esperar até o biscoito ficar mais amolecido (ligeiramente) e o caramelo do recheio bem molinho, quase escorregando. Aí está pronto. Se estiver durinho, será apenas um biscoito gostoso. Eu juro que é divino!




Se for ao Albert Cupmarket, há um quiosque que vende stroopwafel em tamanho maior, fresquinho, feito na hora. É de comer ajoelhado! Esse já vem molinho e quentinho, dispensando o cafezinho. Mas, se tiver algum por perto... Ah, o da feira é grandão, pois não precisa esquentar no café!

Stroopwaffel da feira - o melhor e mais fresco!

Queijos e outros laticínios

Holandês adooora os derivados do leite. Os queijos holandeses estão entre os amis respeitados no mundo e justificadamente.

Não deixe de se esbaldar com as dezenas de lojas de degustação de queijos da cidade. São todos uma delícia. E ainda vem em embalagens de encher os olhos! Prove todos que puder, que não irá se arrepender. E nem fique tímido, pois o holandês, como você já aprendeu, não está nem aí pra você. Claro que não é para fazer seu lanche da tarde numa lojinha só. Mas provar de absolutamente todos os tipos, é muito aceito.

Lojinhas de queijo


Torta de maça ou Appelgebak met slagroom

Como país “irmão” da Alemanha, na Holanda também se come Strudel e, além de muito gostoso, está em todos os cardápios da cidade.


Docinhos de frio

Não se trata de um nome de um doce e sim da explicação. Amsterdã é uma cidade muito chuvosa e muito fria, sendo as duas coisas na maior parte do tempo. Assim, em tempo frio, as guloseimas aumentam pelas ruas, ajudando o povo a enfrentar com mais prazer os dias difíceis.

Muitas dessas guloseimas só surgiam nos meses de inverno, mas hoje em dia já têm aparecido no outono. Assim, na medida que o frio vai chegando, vão chegando também barraquinhas de ruas e ofertas em padarias de vários tipos de bolinhos fritos e cobertos com açúcar. Em sua maioria são bem gostosos!
Sou da teoria de que se deve sempre provar o que é servido nas ruas. Geralmente são os produtos mais típicos. 



Mais sobre Amsterdã? Veja em:


Amsterdã - Transporte Público
Amsterdã - a e Indústria do Sexo







Nenhum comentário:

Postar um comentário