20/05/2014

Jasper - dia 04

Agosto de 2009

A previsão do tempo indicava sol com nuvens na parte da manhã e tempo mais encoberto ao longo do dia. Por conta disso, saímos bem cedinho do hotel em Jasper, tentando ainda ver alguns lagos de espelho d' água com claridade. 

Fomos em direção ao Patricia Lake. Esse lago é maravilhoso, pois as montanhas e vegetação que o circulam, propiciam, em suas águas calmas, outro espetáculo da natureza!



Como saímos ainda antes do café da manhã, bem como há um hotel/restaurante lindo às margens do Patricia Lake, não resistimos a parar ali e tomarmos um café da manhã com essa vista maravilhosa!! Inesquecível!



Próximo destino, Mirror Lake. Como o nome indica, trata-se de mais um lago com belo espelho d'água.

Infelizmente o céu começou a ficar cada vez mais branco e sem luz. 

Partimos em direção ao Fairmont Jasper Park Lodge. Esse é outro hotel de alto luxo que pertencia a estrada de ferro canadense Canadian Pacific Railway. Ao contrário dos outros hotéis castelos, esse é mais discreto, mais rústico, combinando mais com o estilo do Jasper National Park. Mas isso não retira o luxo de suas instalações e a altíssima qualidade de seus serviços. Já me hospedei ali em outra oportunidade e posso afirmar que é uma ótima experiência.

Dessa vez fui apenas para ver e mostrar as instalações desse hotel, que atrai muitos visitantes. Ele fica ao lado de um lindo lago chamado Beaver Lake, com águas bem verdes. 





Após curtir o hotel e verificar que o tempo não iria melhorar (ao contrário), resolvemos continuar nosso caminho em direção a um enorme lago navegável, chamado Maligne Lake. Existem fotos lindas desses lago, mas é a segunda vez que vou às Rochosas e não consigo dar a sorte de vê-lo no seu esplendor. 

Mas nas Rochosas, se o céu está ruim, existem outras coisas para nos divertir. Em especial a vida animal. 

Para chegar ao Maligne Lake, pega-se uma Scenic Drive chamada Maligne Road. Esta estrada é longa e bem selvagem, repleta de vida animal. Volta e meia temos que parar em algum lugar, seja para apreciar a vida animal, seja porque eles estão no meio da estrada. E isso é um barato por ali.

E uma coisa já aprendi andando por parques nacionais. Quando se vê um carro parado no acostamento, onde, teoricamente, não há nada, diminua e procure descobrir o que estão olhando. Na minha visita anterior às Rochosas, parando atrás de outro carro, descobri que eles viam um Black Bear maravilhoso e seu filhote. 

(Foto de 2001 - O mais legal é que sou eu da gorro preto, na janela do carro tirando fotos dos ursos. A foto foi tirada pelo carro de trás, que, por coincidência trabalhava no hotel onde eu estava hospedada, o Jasper Park Lodge. Quando me viu entrando no hotel, o rapaz me deu essa notícia e contou que tirou muitas fotos e me encaminhou tudo para o Brasil depois. Na época não se usava máquina digital. Fiquei maravilhada!!)

Bom, voltando a essa viagem, seguimos pela Maligne Road de olho na Wild Life. Não é que demos sorte novamente!! Estávamos seguindo, quando de repente vimos alguns carros parados no meio da estrada. Isso tinha que ser sinal de algo interessante. Quando olhei a margem da estrada, lá estava um enorme Black Bear, agarrado à uma árvore tentando pegar algo.


Obviamente parei o carro, e, como o urso estava bem entretido nas suas frutinhas, sai do carro para ver melhor. Foi quando percebi que a surpresa era ainda melhor. Tratava-se de uma fêmea com nada mais e nada menos do que 3 filhotes! Cada um mais fofo que o outro!! Difícil é segurar a vontade de chegar perto para tirar fotos. Aliás, isso é algo que deve-se tomar cuidado. Eles são perigosos, são rápidos e são fortes! Todo cuidado é pouco! Especialmente quando há filhotes, o cuidado deve ser maior, pois a mãe irá protegê-los se sentir ameaça. Nunca fique entre a mãe e os filhotes!!


Isso que minha mãe fez é loucura! Não façam!! Ela cismou que tinha que tirar uma foto com o urso, para provar que estava ali. Após muita discussão e nervoso meu na hora, acabei batendo a foto antes que ela demorasse mais ainda de costas para a mamãe urso!! NUNCA FAÇAM ISSO!!! 

Os ursos ficaram por ali algum tempo, causando um Bear Jam (engarrafamento por ursos) na estrada, pois os carros iam parando no meio da estrada onde conseguiam. Não que alguém estivesse ligando para isso! Depois...foram embora...


Momentos como esse trazem muitas emoções. Ríamos, chorávamos, tremíamos... Enfim, durante um bom tempo, nem prestamos muita atenção ao que passava em nosso caminho, ainda mexidas com a emoção do encontro. Dá pena dos carros que vem chegando na estrada, vêm a Bear Jam mas não vêm mais o urso. Descobrem que chegaram minutos ou segundos depois. A decepção das pessoas é palpável e dá pena e nos faz sentirmos ainda mais abençoadas!

Após toda essa emoção, finalmente chegamos ao Maligne Lake. 


Como o previsto, o lago não estava muito convidativo. Seu colorido estava prejudicado. Mas, naquele momento, nada era capaz de tirar nossa euforia. Não nos animamos a fazer o boat tour. Fizemos um lanche no Maligne Restaurant e seguimos em busca de novas vistas. 

Fomos seguindo pelas estadas, em direção a Jasper e o Jasper Lake. Apesar do tempo ruim, ainda conseguimos algumas boas fotos!




Dormimos novamente em Jasper. No dia seguinte, seguiríamos viagem de volta à Lake Louise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário