20/05/2014

Mont-Tremblant - dia 02

Agosto de 2009

Acordamos já em Mont-Tremblant, e com isso temos mais um dia inteiro para curtir. Se me perguntarem quanto tempo é preciso para conhecer Mont-Tremblant, minha resposta será: DEPENDE.

Se seu objetivo é esquiar, claro que o tempo necessário será maior. Mas se o objetivo é conhecer a cidade, em qualquer estação, é que dependerá da sua vontade, seu gosto e seu tempo disponível.

Eu tenho uma grande atração por cidades pequenas e charmosas. Já descobri, por experiência, que aquelas que passo muito rapidamente, fico sempre com um gostinho de quero mais. Além disso, sempre tem muitas ruelinhas, muitas opções charmosas para almoçar e jantar, entre outros fatores. Com isso, tendo a ficar um pouco mais do que a maioria dos turistas brasileiros fazem nessas cidades.

De regra, acredito que um dia e uma noite inteiros são suficientes. Mas, como prefiro pecar pelo excesso, fiquei quase 2 dias inteiros e 2 noites. Assim fiz tudo e pude ter aquela sensação de..."ok, não faltou nada e até tive tempo sobrando". Dessa forma, saio da cidade mais satisfeita, com o sentimento de "não tinha mais nada para fazer", ao invés do incômodo "ah, mas eu queria mais". Mas, isso é bastante pessoal e faço também para ter algum descanso no meio da viagem, não ser tudo muito corrido.

No dia anterior eu já tinha feito o básico, ou seja, subido e descido a principal rua da cidade. Mas não tinha explorado muito as ruas laterais, o Cabriolet, e mesmo o restaurante do alto do teleférico.

Portanto, nesse segundo dia pude explorar com mais calma. E fui agraciada com mais um dia exuberante!

Aproveitamos para descer de Cabriolet, que é um teleférico gratuito (tanto subir quanto descer) e imperdível!

Você sobe numa gaiolinha em pé e faz o trajeto de sobe e desce. O bom é que a gaiolinha não vai muito alto. Isso faz com que você tenha vistas lindas da cidade e também dos hotéis que ficam embaixo da trajetória do Cabriolet.

Muito legal e divertido!

Na parte baixa pudemos apreciar mais algumas construções e também o lago da cidade, que tem várias obras de arte no seu interior.

Aproveitamos para almoçar num dos cafés mais tradicionais da cidade - a Creperie Saint Catherine.  Estava lotada e tudo muito gostoso. Optamos por pedir um crepe salgado e outro doce, dividindo ambos para não ser demais. Ninguém reclamou da divisão. E ainda assim sobrou!

Após o almoço, fizemos a subida de Cabriolet (nem poderia ser de outro jeito!!) e voltamos para o hotel para pegar nosso carro.

Iríamos numa cidade próxima conhecer a Cabane a Sucre. Escolhemos a mais conhecida e indicada na região, que é a Cabane a Sucre Millette.

Essas casas são relativamente comuns no Canadá Leste e são conhecidas por serem os locais de fabricação do famoso Maple Siroup ou xarope de bordo. A árvore de maple é tão emblemática no Canadá, que é o símbolo de sua bandeira.

Essas cabanas são interessantes, pois geralmente são nas antigas casas dos primeiros colonos da região, que levaram essa extração como principal fonte de sobrevivência. O maple siroup é muito apreciado do Canadá, EUA e alguns países da Europa. Bastante doce, lembra uma espécie de mel, tanto pela textura quanto pela doçura. Mas o sabor é mais interessante que o mel, na minha opinião. O xarope é objetivo da seiva do tronco da Maple Tree.

Nessas cabanas, além de conhecer todo o processo de fabricação e evolução do maple, há sempre uma lojinha com excelentes produtos e degustação.

Infelizmente nesse dia não estavam servindo almoço. Sempre bom saber isso antes de ir, já que não servem todos os dias. O site traz essas informações.

De volta a Mont-Tremblant paramos para mais uma cervejinha com vista estratégica, aproveitando os últimos raios de sol.

A noite, saímos a pé para procurar um restaurante. Pelo caminho, ainda fomos curtindo a cidade iluminada e umas paradinhas em lojinhas de chocolates gourmet para comprar lembrancinhas (inclusive aqui uma extravagância confessa: achei um saquinho de biscoitos caninos nessa loja da foto. Em formato de osso, com a metade coberta por uma espécie de chocolate. Comprei para minha cachorra só de farra, pois não era nenhum absurdo o preço - $ 4,00. Mas posso dizer que minha cachorra ficou alucinada com o biscoito quando dei para ela!!).

Como na véspera havíamos comido apenas uma pizza, decidimos jantar bem, mas nalgum lugar acessível, porém bonito. Achamos o Le p'iti Caribou e adoramos!! Bom vinho, bom atendimento, lugar bonito, sem luxo mas lindo, e uma comida que dava vontade de comer com os olhos! E ainda estava divino!!

E assim, encerramos nossa visita a essa encantadoramente charmosa cidade!