20/05/2014

Mont Tremblant - Quebec, dia 01

Agosto de 2009


Saindo de Mont-Tremblant, seguimos logo pela estrada em direção a Quebec.

Quebec é uma das minhas cidades preferidas no Canadá. Na verdade, a Vieux Quebec, ou seja, a parte da cidade antiga, onde fica todo o movimento turístico. Quebec é a mais francesa das cidades canadenses. Andando por suas ruelas, tem-se a impressão de andar pelas pequenas cidades da França. Casinhas coloridas, fachadas com madeira pintada em cores contrastantes, restaurantes lindos e aconchegantes. Enfim, é um charme em cada esquina.

A cidade velha tem como ponto de partida o hotel castelo Fairmont Chateau Frontenac. Ele é o ícone da cidade. Está em 9 de cada 10 fotos tiradas ali, quadros pintados, postais, etc. É o que dá a personalidade da cidade. 

Chateau Frontenac

A antiga estrada de ferro canadense, Canadian Pacific Railway, construiu esse e outros hotéis castelos para atrair turistas para o Canadá. E a ideia deu certo. O Canadá hoje recebe um enorme fluxo de turistas, muitos deles se deslocando pela excelente linha férrea.

De todos os hotéis castelos do Canadá, considero este o mais significativo para se hospedar. Não que seja o melhor hotel que existe ou algo assim, mas por ser inesquecível. Após ficar nesse hotel, toda e qualquer imagem que você se deparar, na vida, sobre Quebec, lá estará o local onde você se hospedou. E isso é bem marcante! Além disso, ficando no Chateau, você tem a certeza de que está na melhor localização da cidade. Ah, mas o hotel é maravilhoso, tem o melhor café da manhã da cidade, o melhor restaurante e um serviço de alto nível.



Muitas excursões, para obter bons preços em hotéis de grande porte, hospedam seus viajantes no Hotel Lowels le Concorde e outros próximos. O problema desses hotéis é que ficam fora da Vieux Quebec, ou seja, fora da área fortificada. Ou seja, você até pode jantar por ali, mas, sem dúvida na cidade murada existem outras opções. Assim, quem fica na Vieux Quebec, não precisa sair da charmosa área murada. Já quem fica fora, tem que andar até a parte interna todos os dias. É uma caminhada de cerca de 1km para então entrar na área antiga. È como desperdiçar essa distância. Muito embora, é verdade, não é nada excessivamente distante.

Tudo o que interessa, está dentro da área murada.

Vieux Quebec

Entrada da Vieux Quebec



Assim, se você tiver a opção, e não quiser gastar para ficar no Chateau Frontenac, pesquise outras opções de pequenos hoteis e pousadas na Vieux Quebec. Use o Chateau Frontenac, as ruas Saint Anne, St Jean e Saint Louis como parâmetros.

A Vieux Quebec tem a cidade alta e a cidade baixa. 

Na cidade alta, as ruas saem a partir da Place D'Armes, que fica em frente ao Chateau. São ruas de comércio, restaurantes e casas de Erable (produtos de maple siroup). Vale a pena experimentar todos e levar os famosos biscoitinhos em formato de folha com recheio de manteiga de erable como lembranças. São deliciosos!!

Rua Saint Anne

Maison D'Erable

As principais ruas são a Rue St Louis, Rue de Buade e Rue St Anne (e as suas continuações).

Rue de Buade

Além disso se destacam na paisagem o Terrasse Duferin. Este é uma espécie de um gigante deck, ao lado do Chateau Frontenac. Dali se avista o Rio St Lawrence, o próprio Chateau Frontenac, a Place D' Armes e a descida para a Cidade Baixa.

Terrace Dufferin

Para se alcançar a Cidade Baixa, há a opção da escadaria ("gentilmente" chamada de Quebra pescoço) ou através do Funiculaire. Este é um elevador inclinado, que, mediante $2,00 se pode evitar a escadaria. A dica óbvia é descer pela escada, até porque no caminho tem lojinhas interessantes e galerias de arte, e subir de funiculaire.

Funiculaire Quebec

Na cidade baixa ficam outra ruelas de uma beleza estonteante, e é a parte mais natiga da cidade.

Além disso, em toda a cidade há lugares charmosos e que nos traz uma felicidade sem igual! É maravilhoso se perder por ali.


Rue de Tresor


De volta ao hotel, descansamos um pouco e decidimos sair para jantar. Mas, na falta de muita fome, optamos por um enorme prato de frios, num dos restaurantes da Rue Saint Anne,  acompanhado de um bom vinho, tendo como principal a vista do Chateau Frontenac iluminado.




 Já estava acabando no momento da foto!





Nenhum comentário:

Postar um comentário